Quem sou
Me chamo Adenilson Honorato da Silva, tenho 39 anos e sou natural do bairro Esperança, uma localidade tranquila e acolhedora, onde cresci em meio a um ambiente familiar caloroso. Há 7 anos, uni minha vida à da professora Poliana, com quem tenho o privilégio de compartilhar a jornada da paternidade, tendo nosso filho Matheus, de 5 anos, como a maior bênção de nossas vidas.
Sou filho de pais dedicados ao ensino: meu pai, o professor Nelson da Silva, além de lapidário de pedras preciosas, também é cozinheiro e servidor público, enquanto minha mãe, a professora Nilcéia Honorato, sempre me ensinou sobre a importância da educação e do afeto no desenvolvimento humano. Essas memórias de uma infância simples, mas repleta de amor, moldaram minha visão de mundo e influenciaram minha trajetória.
Ingressei no serviço público em 2012, na Assessoria Parlamentar da Prefeitura de Petrópolis, uma cidade rica em cultura e história, onde pude aprender sobre os meandros da administração pública. Graduei-me em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis e atualmente sou estudante de História.
Meu interesse pela política nasceu durante o Ensino Médio, quando lutei pelo direito à meia entrada dos estudantes, uma causa que visava democratizar o acesso à cultura. Atualmente, atuo como assessor especial da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, onde busco promover a democratização cultural nos municípios fluminenses, especialmente nas cidades mais remotas e carentes de oportunidades.
Desde 2013, sou filiado ao Solidariedade e agora me filiei ao PRD para concorrer à vereança, pois acredito na importância de lutar pela promoção da dignidade e pelo combate às desigualdades sociais. Crescer no ambiente escolar, como filho de professor, me proporcionou uma compreensão única dos desafios enfrentados pela comunidade educacional. Como vereador, pretendo ouvir, compreender e apresentar propostas que atendam às necessidades dos alunos, professores e servidores da rede pública de ensino.
Determinado e motivado por minha fé, busco construir uma realidade mais justa para as famílias petropolitanas, seguindo o exemplo de responsabilidade cívica e compromisso social ensinado pelo Papa Francisco: “Envolver-se na política é uma obrigação para o cristão. Nós cristãos não podemos nos fazer de Pilatos e lavar as mãos!”
Chegou a hora de lutar pela educação e cultura de Petrópolis como geradores de oportunidades.
Minha história
1982
Nasci na cidade imperial de Petrópolis, na Região Serrana, e moro no bairro Esperança, onde fui criado. Sou o filho caçula do lapidário de pedras preciosas, cozinheiro e servidor público, Nelson da Silva, e da professora, Nilcéia Honorato.
2009
Sou formado como bacharel em Direito pela UCP — Universidade Católica de Petrópolis. Meu interesse pela política nasceu ainda no Ensino Médio, quando tive que lutar pelo meu direito de estudante à meia-entrada em um show. Daí, passei a participar do Grêmio Estudantil.
2019
Sou servidor público no cargo de assessor especial da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC/RJ), levando políticas públicas e democratizando o acesso à cultura para os 92 municípios.
2024
Sou candidato a vereador, para lutar pela educação, cultura e qualidade de vida de Petrópolis como geradores de oportunidades.